segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Notebook ou Ultrabook? Qual Escolher?

Notebook ou Ultrabook? Qual é o Melhor?


Ultrabook é a mais nova geração de notebooks: mais finos, mais leves e alguns, muito mais rápidos. Muitos dizem que eles irão substituir os notebooks por inteiro. Mas espera lá! Os notebooks não vão se render assim tão facilmente. Ainda restam alguns truques!

Afinal, qual escolher? Antes de efetuar uma compra o melhor a fazer é ver todas as opções, as variações e ajustá-las às suas necessidades. Considerar apenas o preço na hora de comprar um notebook é um erro grave. Para te ajudar a escolher vamos começar com o básico:


Notebooks x Ultrabooks – Definição, similaridades e diferenças.

Os laptops comuns, como a maioria de vocês devem saber, são computadores pessoais móveis que tem inúmeras variações de formas e tamanhos. Eles podem ter displays de 10 até 20 polegadas. Podem pesar de 0,5 kgs até quase 7kgs!
Ultrabooks são laptops, mas nem todo laptop é um Ultrabook!
Calma, vamos elaborar: ultrabook é um tipo de laptop. Os laptops de 15.6 polegadas são os mais populares atualmente, são potentes o suficiente para lidar com as atividades corriqueiras (navegação, e-mail, assistir vídeos), mas também portáteis o suficiente para uma boa mobilidade.

Como dito anteriormente, ultrabooks é um tipo especial de notebooks. Alguns modelos de laptops são quase idênticos, mas eles devem seguir alguns critérios rigorosos para serem classificados como ultrabooks. Esses critérios são definidos pela Intel, que foi a empresa que criou esse tipo de computador.
Ultrabooks devem ser finos (18 mm de espessura para máquinas com menos de 14 polegadas e 23 mm de espessura para as telas maiores);
Precisam ter componentes Intel, rápido armazenamento (SSDs ou um mix de HDD e SSD);
Precisam ter baterias com no mínimo 5 horas de autonomia;
Suporte a várias tecnologias Intel, como o Anti-Theft ou o IdentityProtection.

Detalhe importante para os gamers. Para economizar espaço, a grande maioria dos ultrabooks não tem placa de vídeo dedicada, o que dificulta abrir qualquer jogo um pouco melhor que o CS 1.6. Salvo raras exceções, alguns têm uma placa dedicada relativamente fraca, tipo a Nvidia 620M que permite rodar um Crysis a 25 fps. A grande maioria vem com o chipset integrado da Intel.


Quais as diferenças entre Notebook e Ultrabook?

Fique por dentro dos Ultrabooks e dos notebooks e saiba qual dessas máquinas é a melhor para você.


Primeiro, vieram os notebooks. Depois, surgiu sua versão em miniatura e com uma configuração mais básica, os chamados netbooks. Não demorou muito tempo para os tablets também tomarem conta do mercado. Mas, como a tecnologia não para de inovar, outro tipo de tecnologia portátil invadiu o mercado, e foi batizado como Ultrabook.

À primeira vista, talvez você não perceba a diferença entre essa categoria e seus antecessores. Mas é bom ficar atento porque o Ultrabook conta com algumas características específicas e também várias vantagens.

Desde 2011, a Intel determina as regras específicas que caracterizam um Ultrabook, e que acompanham a popularização e a evolução tecnológica dos aparelhos.

Bateria poderosa e fácil integração com outros aparelhos.
Outro fator importante dos Ultrabooks é a autonomia da bateria, ou seja, quanto tempo ele funciona sem precisar ser ligado na tomada. Nas primeiras gerações, esse tempo era de 5 horas. Agora, segundo a Intel, os Ultrabooks precisam garantir 6 horas de reprodução de vídeo em Full HD, 9 horas com o Windows “parado” (note ligado, sem usar, antes de entrar em stand by) e 7 dias em stand by (quando o note para de processar, mas não desliga completamente).

Com a evolução das formas de integração e transferência de arquivos entre equipamentos, esse ponto não poderia ser deixado de fora. O Ultrabook deve ter tecnologia Wi-Di que transmite vídeos do note em TVs compatíveis, sem uso de fios, parecido com o DLNA.

Armazenamento mais seguro, com aumento de velocidade
Mais um diferencial do Ultrabook, e que também está presente em alguns notebooks, é o armazenamento SSD. O SSD é um tipo de “HD” baseado em memória flash, que funciona em alta velocidade e já está por aí em pen drives e cartões de memória.

É possível encontrar modelos com capacidade de até 512GB de SSD, mas a maioria fica entreUltrabooks 32GB SSD (que serve mais para dar velocidade nas tarefas como ligar, desligar e abrir programas) e Ultrabooks 128GB SSD, tanto em modelos de notebooks, quantoUltrabooks.

Um detalhe do armazenamento SSD é que ele ocupa menos espaço físico e é mais resistente a quedas e choques que o HD (Hard Disk) convencional. Por outro lado, é uma das características que encarecem o preço do notebook e do Ultrabook, além de ainda não contar com grande capacidade de armazenamento.

Outra característica de notebook ou Ultrabook com armazenamento do tipo SSD é o recurso InstantOn, que é a capacidade de ligar, desligar e sair do modo hibernação bem rápido, sem aquela história de ligar o computador e ir tomar um café enquanto ele fica “pronto” para usar.


Notebook ou Ultrabook? Qual Escolher?

Já vimos as diferenças tecnológicas e designe, porém para muitas pessoas o mais importante ainda é o preço. 
Como qualquer nova tecnologia lançada, o preço fica muito acima não só pelo fato de ser uma tecnologia melhor, mas também pelo fato de ser novidade e lançamento. Isto ocorreu também com o Ultrabook que no início quando lançado e até pouco tempo era muito caro comparado com o Notebook. Ao passar do tempo, o preço do Ultrabook foi caindo e ficando mais atrativo e acessível para o consumidor final.
Atualmente os preços dos Ultrabooks e Notebooks, praticamente estão iguais e o que vai determinar a escolha do cliente será realmente os aspectos tecnológicos e a finalidade ao qual ele busca.


Considerações Finais sobre Notebook e Ultrabook.

Existe uma variedade muito maior de modelos e tipos de laptops do que modelos e tipos de ultrabooks. Justamente por causa dos critérios estabelecidos. Para escolher um computador você precisa analisar a sua necessidade x seu poder aquisitivo. 

Gosta de jogar? Então talvez um ultrabook raro, com placa dedicada caríssimo não seja uma opção. Um laptop mais “parrudo” além de mais potente, sai muito mais barato. Não faz questão de jogar e vive carregando seu laptop pra todo canto? Talvez um ultrabook seja um bom investimento! Lembre-se que escolher um notebook implica em muito mais opções do que escolher um ultrabook.

Nenhum comentário:

Postar um comentário