segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Entendendo o que é Impressão 3D

Quando falamos em impressão, logo nos vem à cabeça uma folha de papel ou outro material sendo marcado com tinta para formar uma imagem, mas com a impressão em 3D, é possível criar objetos em 3 dimensões, fazendo com que tenhamos grandes perspectivas com esta tecnologia.

Definição de impressão 3D

Impressão 3D, também conhecido como prototipagem rápida, é uma tecnologia muito útil para as empresas de pequeno e médio porte e que vem despertando interesse no uso doméstico.
Segundo o site do Wikipédia,  impressão 3D "é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material. São geralmente mais rápidas, mais poderosas e mais fáceis de se usar do que outras tecnologias de fabricação aditiva. Oferecem aos desenvolvedores de produtos a habilidade de num simples processo imprimirem partes de alguns materiais com diferentes propriedades físicas e mecânicas. Tecnologias de impressão avançadas permitem imitar com precisão quase exata a aparência e funcionalidades dos protótipos dos produtos."

Vantagens da impressão 3D

Listamos algumas vantagens, porém como é uma tecnologia ainda pouco explorada, podemos ter várias outras vantagens descobertas ao longo do tempo.
  • Criar protótipos em menos empo, com isso diminuindo o tempo de lançamento de um produto.
  • Minimizando problemas de engenharia como encaixes e montagens.
  • Não contém material tóxico.
  • Facilidade de limpeza.
  • As sobras do material utilizado pode ser re-utilizado.
  • Possibilita criar várias formas e objetos.
  • Pode ser criado materiais e objetos em qualquer lugar.

Desvantagens da impressão 3D

Ainda é relativamente cedo listar desvantagens, pois como comentado acima, é uma tecnologia pouco explorada.
  • Somente funciona com alguns tipos de materiais.
  • Para objetos com circuitos e mobilidade, não é possível reproduzir.
  • Durabilidade dos objetos é menor do que de produtos fabricados.

O funcionamento da impressão 3D

É necessário um software CAD ou através de scanner 3D que lide com objetos e perspectivas em 3D, após o projeto estar finalizado, deve-se garantir que o arquivo que contém o desenho e especificações do protótipo esteja com extensão específica.
A impressora estabelece camadas sucessivas de líquido, pó, papel ou folha de material para construir o modelo através de uma série de seções transversais. 
Estas camadas, que correspondem às seções transversais virtuais a partir do modelo de CAD, são unidos automaticamente ou fundidos para criar a forma final. 

Veja este vídeo que mostra o funcionamento de uma impressora 3D, realizando o projeto de um sapo.


Produtos criados a partir de impressão 3D

Já foram criados vários produtos através da impressão 3D, desde um simples engrenagem até uma pistola automática.



Recentemente saiu uma reportagem sobre um pai que ao ver o desespero de seu filho que não tinha uma das mãos e saber que o preço de uma prótese era muito alto, ele construiu uma prótese através de uma impressora 3D que funcionava muito bem para seu filho.


Abaixo algumas imagens de produtos construídos através de impressão 3D.










Nenhum comentário:

Postar um comentário