sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Computação em Nuvem, mais um grande avanço da tecnologia.

Conceituando computação em nuvem.

Resolvi escrever este artigo, com um objetivo principal de conhecer mais sobre este assunto que cada vez mais vem sendo abordado e adotado pelas empresas e que vem ganhando mais fãs no mundo da tecnologia.

Talvez muitas pessoas conheçam esta tecnologia como Cloud Computing, que é o nome de Computaçao em Nuvem em inglês.

 De acordo com o site da Wikpédia, é um conjunto de recursos tecnológicos compartilhados e interligados por meio da internet. 

Vantagens da computação em nuvens.

Esta tecnologia facilita muito a vida das pessoas, pois ela possibilita que você possa acessar seus programas, arquivos e dados em qualquer lugar, e em qualquer computador, bastando apenas ter uma conexão de internet.

Na grande maioria dos casos, os usuários poderão acessar aplicativos ou arquivos independente de seu hardware ou sistema operacional que esteja utilizando.

Com esta tecnologia, o usuário não precisa se preocupar com a estrutura para executar a aplicação, como o hardware, procedimentos de backup, controle de segurança, manutenção, entre outros. Estas preocupações, ficam a cargo do fornecedor do serviço.

Dependendo do fornecedor, o usuário pode contar com alta disponibilidade, já que se um servidor parar de funcionar, por exemplo, os demais que fazem parte da estrutura continuam a oferecer o serviço.

Desvantagens da computação em nuvens.

Como tudo na vida que tem vantagens, também temos algumas desvantagens.

Uma das grandes desvantagens é a desconfiança das pessoas ainda com a ideia de ter seus arquivos, documentos e informações sendo armazenadas em nuvem, ou seja, não estando fisicamente em seus computadores pessoais com certo controle.

Deve-se ressaltar também que, como há a necessidade de acessar servidores remotos, é primordial que a conexão com a internet seja estável e rápida, principalmente quando se trata de aplicações como jogos ou arquivos de vídeos ou streaming. E deve-se levar em conta também que os servidores ficam em lugares distantes, portanto, uma internet instável ou de baixa velocidade é prejudicial para o aproveitamento pleno da tecnologia.

Alguns aplicações com conceito de computação em nuvens

Apesar do termo ser desconhecido para muitos, já existem várias aplicações que utilizamos com este conceito.
O Google Apps é um conjunto de de serviços que o Google oferece com aplicativos de edição de texto, apresentações e planilhas (Google Docs).
iCloud é um serviço da Apple que armazena música, fotos, vídeos e outras informações do usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário